quinta-feira, 28 de agosto de 2014




Minicurso 6

Blog: um objeto de aprendizagem convergente de tecnologias, promotor de autonomia e autoria nos processos de formação do educador (Osimara da Silva Barros e Ana Lúcia Paranhos de Jesus).

Quais foram as suas expectativas  para este  minicurso ?

Quais são as suas  impressões a respeito  deste minicurso ?

Que inquietações ficaram  a partir das discussões  presentes neste minicurso?



4 comentários:

  1. Diante dos grandes desafios que concomitantemente o educador se depara em sala, com o frenético avanço das tecnologias, favorecendo as alunos um grande acesso, somos estimulados a reiventarmos nossas práticas pedagógicas à partir das inovações. Assim que observei a temática, não exitei em me escrever, pois penso que faz-se necessário o profissional docente se adequar as novas agendas e motivações que a cada época vêm se delineando em uma nova roupagem.
    As minhas impressões foram ótimas com o minicurso. Inferimos que o grande referencial do pesquisad@r é o tema, sua perspectiva e abordagem. É uma campo recente novo de pesquisa, que tende a crescer, refutando aquela visão cartesiana baseada na valorização das fontes oficiais.
    As minhas inquietações e aspirações aguçaram mais com este objeto novo de pesquisa, muito criativo por sinal. Como diria o grande historiador Jacques Le Goff, ao eclodir que não existe fontes com mais credibilidade que outras. Em suma ele elege, que todo documento resulta de uma montagem, cabendo ao pesquisador a problematização dos mesmos. Parabéns as protagonistas desta bela e inovadora abordagem!

    ResponderExcluir
  2. "Cultura não é saber tudo sobre um pequeno ponto, nem tampouco saber pequenos pontos sobre tudo, como acreditam algumas pessoas que se dizem cultas. Cultura é como arganassa, como cimento, que permite construir saberes, integrando conhecimento"

    ResponderExcluir
  3. Primeiramente, quando escolhi ser monitora neste minicurso pensei que essa seria uma ótima oportunidade para aprender sobre Blog, pincipalmente como criar um blog, pois é um projeto que tenho em mente já algum tempo, porém em razão de muitas atribuições profissionais e acadêmicas ainda não foi possível pesquisar e criar este blog. Assim, minha principal expecativa era aprender algo novo...
    A partir da exposição das ministrantes foi possível aprender, em pouco tempo, como fazer e interagir neste ambiente virtual chamado Blogger, sobretudo compreender a importância desta ferramenta para a educação e mediadora dos processos de aprendizagens em sala de aula e para além da sala de aula também. Assim como imprescindível para a prática docente, tendo em vista, a ampliação de conhecimentos, inovação metodológica, e como bem disse Osimara Barros promover a autonomia tanto do professor como do aluno em seu processo de formação, uma vez que a tecnologia nos possibilita esse exercício de interação coletiva e autônoma. Foi também plausível as conribuições teóricas apresentadas, que discutem sobre a tecnologia e o blogger como ferramentas de ensino-aprendizagem.
    Contudo, parabenizo e agradeço as contibuições das ministrantes desse minicurso e dos colegas paricipantes, pois foi muito produtivo e deixa a reflexão de que nós podemos e devemos utilizar e aproveitar cada vez vez mais os recursos que a tecnologia nos oferece para construção de novos saberes e aquisição de conhecimentos, é claro que sendo nós mesmos autores, co-autores e paricipantes dese processo, pois as ferramentas digitais o computador, a internet, por si só não modificam as relações, a sociedae e a educação se não existir o ser humano como engrenagem desse processo. Neste contexto, os profissionais da Educação (professores, pesquisadores) com sua criatividade, a curiosidade e a vontade de pesquisar, estudar, emplementar e experimentar novas metodologias em busca de desenvolver aprendizagens mais significativas e ampliação cognitiva capazes de provocar transformação e implicação social colaborativa.

    Somos responsáveis e sujeitos da mudança que desejamos para a Educação e para a sociedade!

    Att; Ediane Bispo

    ResponderExcluir
  4. A priori este minicurso não seria a mesma opção, entrei meio que de "gaiata", e sem nenhuma expectativa definida. O que ocorreu é que eu me surpreendi bastante com a desenvoltura das ministrantes e com todo o conteúdo apresentado por elas. Aprender como manusear um blogger e mesmo o porquê criar um e as maneiras que devemos nos apropriar desta ferramenta para nos desenvolver, tanto na escrita como na construção de idéias.
    Agradeço as ministrantes pela oportunidade que elas nos proporcionaram de conhecermos melhor esta incrível ferramenta.
    Taine dos Santos Pereira.

    ResponderExcluir